37CasaRibeiro

Luís Américo ficou conhecido do grande público em 2004, ano em que foi eleito Chefe Cozinheiro do Ano. Nessa altura, era um “provinciano” e um “serrano”, pois trabalhava na sua Quinta do Pendão em Santa Cruz da Trapa, a 8 km de S. Pedro do Sul, na Serra da Gralheira. A partir daí, foi um ror de prémios, de restaurantes, de pratos, de viagens, simplesmente… de fazer e acontecer, sempre bem. Provavelmente, foi no Degusto que esteve mais exposto ao vinho. Sim, que lá eram às paletes, ooops, centenas as garrafas à disposição dos comensais, em cartas elaboradas pelo Manuel Moreira e Sérgio Pereira. Agora mesmo o Luís Américo está na Forneria de São Pedro, Restaurante Casa Ribeiro, O Mercado no Mercado do Bom Sucesso, Cantina 32 e Fado (@Hotel Royal, Macau, uma parceria com Marco Gomes).
Por este Ribeiro acima, é assim?!, lá foram duas perguntas para o Luís:

P: A lenha e as suas brasas têm sido inspiração num certo regresso às origens. Podes explicar melhor?
R: Acho que há uma ideia que é do senso comum: quando vemos um forno com lenha lá dentro a arder, “temos a certeza” que algo de bom vai sair dali. As brasas por seu turno, conferem um ligeiro fumado aos grelhados inigualável, mesmo depois de tanta evolução tecnológica, há processos que não se conseguem fazer de outra forma. É quase como pisar as uvas com os pés smile emoticon … simplesmente… quase!

P: O freguês lê na ementa “Framboesas com telhas de amêndoa e papo de anjo escondido” e diz-te: “Ó chefe, atão não pode tirar a telha e mostra-me o papo do anjo?”… Que respondes?
R: Meu caro freguês, lá diz o povo: telha tirada é refeição amaldiçoada! Parta a telha na cabeça do anjo e vai ver que lhe vê o papo!

Mais informação:
restaurantecasaribeiro@gmail.com | Praça dos Poveiros 2, 4050-252 Porto | telefone 220 119 699 | Horário: 3ª a 5ª e domingo das 12h00 às 15h00 e 19h00 às 23h00; 6ª e Sábado das 12h00 às 15h00 e 19h00 às 24h00; encerra 2ª.

‪#‎simplesmentevinho‬

« »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>